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Por quê devemos ensinar programação desde cedo?

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A tecnologia vem mudando a forma como fazemos diversas coisas na vida. Como nós produzimos, como consumimos, como interagimos e até mesmo como exercemos a nossa cidadania. Ela está presente em todas as áreas, desde a agricultura, entretenimento, manufatura e até nos esportes. Dependemos da tecnologia para trabalhar, para nos comunicar, para ter uma conta bancária, para acessar informações, para viver. Mas quantos de nós somos capazes de entender como essas tecnologias funcionam? Quantos conseguem ler e escrever um código, ou entender a mecânica por trás de algum aparelho eletrônico?

 

Nós, da RobotCode, acreditamos que não podemos ser apenas usuários de uma tecnologia existente, precisamos ser também criadores de tecnologias, inovadores, e essa é a proposta que trazemos para as escolas através dos nossos materiais pedagógicos. Estimulamos as crianças a pensar, a construir o seu próprio senso crítico sobre determinado assunto, a identificar um problema e procurar resolvê-lo através da tecnologia. Nós criamos os desafios, oferecemos os meios e eles constroem a solução, enfrentando e superando uma série de obstáculos no caminho. Nessa brincadeira, eles desenvolvem novos métodos de raciocínio, criam diversas relações, aprendem a conviver com as diferenças, maximizam suas aptidões e se tornam muito criativos e comunicativos, além ter aumento significativo no rendimento escolar.

O mundo atual é orientado para a tecnologia e se faz importante, agora mais do que nunca, preparar os alunos para o futuro. Ensinar a robótica a jovens estudantes em toda a sua escolaridade pode aumentar sua capacidade de ser um pensador criativo e inovador, e membro mais produtivo da sociedade. Muitos governos já reconheceram a importância da robótica na sala de aula e começaram a criar programas e leis que a incorporam ao sistema educacional público. Ao ensinar aos nossos alunos os conceitos básicos de robótica, podemos abrir um novo mundo para eles e oportunidades interessantes que eles não teriam acesso de outra forma.

Abaixo, listamos e detalhamos 6 razões pela qual é importante que a robótica seja aplicada em sala de aula:

1. Uma introdução à programação

Aprender a programar é uma excelente habilidade para tornar os alunos mais propensos a serem inseridos no mercado de trabalho, por isso a programação tornou-se amplamente aceita como uma parte extremamente importante do currículo da educação moderna. Ainda assim, ela é frequentemente apresentada como um assunto bastante seco e abstrato, e ensinar jovens estudantes a programar pode ser um feito desafiador. A robótica entra como uma ferramenta de introdução à programação que torna o seu ensino tangível. A partir dela, os alunos conseguem ter uma visão simplificada de ação e reação, onde eles conseguem escrever códigos de programação, executá-los e aperfeiçoá-los, afim de cumprir um objetivo específico.

Quando os alunos programam robôs físicos, conseguem enxergar com mais facilidade o que acontece em determinada programação, e se ela vai realmente atender às suas necessidades para resolver o problema proposto em sala. Eles aprendem as habilidades necessárias para criar instruções precisas e se divertem enquanto aprendem lições valiosas. Ensinar robótica nas escolas dá aos alunos a oportunidade de abordar a crescente demanda de ensino de disciplinas STEM (Science, Technology, Engineer, Mathematics). Ou seja, aprendem como ciência, engenharia, matemática e tecnologia trabalham juntas e interagem entre si.

2. Aumenta a Criatividade e a Curiosidade Produtiva

No mundo de hoje, tudo funciona tão perfeitamente e foi projetado tão bem que nunca enxergamos a base um processo mecânico ou eletrônico. A robótica incentiva as crianças a descobrirem como as coisas funcionam e, crucialmente, o que pode ser melhorado. Ao mostrar aos alunos como a eletrônica funciona, eles têm a liberdade de especular sobre diferentes processos ou métodos. Desenvolver essa curiosidade incentivará ainda mais a criatividade, à medida que os alunos começarem a entender o que pode e o que não pode ser feito e começar a mudar os processos que tomamos como garantidos, permitindo que a indústria continue a se desenvolver. Nenhum outro campo combina criatividade, engenharia e tecnologia como a Robótica. Quando os alunos têm a oportunidade de criar ou modificar algo interativo que têm interesse, os níveis de engajamento aumentam e eles retêm mais informações. Você pode se surpreender com as coisas que as crianças podem criar quando recebem as informações e ferramentas corretas.

3. Preparando para o futuro

Não é segredo que os empregos no campo STEM (Science, Technology, Engineer, Mathematics) são as que mais crescem, e prevê-se que cresçam mais 17% na próxima década . Indústrias como a de drones cresceram de maneira dramática e rápida nos últimos dois anos. The Economist informou que mais de 15.000 drones estão sendo vendidos nos EUA todos os meses. Indústrias em crescimento como essas precisarão de pessoas que possam ter idéias novas e inovadoras e estarem equipadas com o conhecimento para projetar e criar a tecnologia necessária.

Sendo assim, mais da metade dos trabalhos disponíveis será no campo STEM, e uma grande parte do restante exigirá que os funcionários tenham algum conhecimento tecnológico STEM. Quando os alunos são introduzidos à robótica em sua vida escolar, eles descobrem interesses na área e são levados a explorá-los. Dessa forma, são introduzidos nos campos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Sem o conhecimento ou acesso à educação em robótica, não há como os alunos criarem interesse nesses campos. 

4. Ensinando Crianças a Transformar Frustração em Inovação

Aprender a construir e programar um robô pode ser um processo complexo e difícil. Muitos estudantes vão lutar com os conceitos no início e muitas vezes ficam frustrados. A robótica nas escolas pode ajudar esses alunos a transformar sua frustração em criatividade e inovação. Esta é uma valiosa lição de vida que ensina aos nossos alunos perseverança e determinação quando confrontados com desafios. Alunos que aprendem robótica são capazes de canalizar sua frustração para tentar mais e com um objetivo maior em comum. Todo o seu trabalho duro faz com que olhar para o produto final seja ainda mais prazeroso. Eles aprendem a persistir e a resolver problemas, aumentam seus níveis de maturidade e preparam-se para situações do mundo real.

5. Promovendo a Inclusão

Robótica é um campo que é facilmente acessível a uma ampla gama de alunos com talentos e habilidades variadas. Estudos mostraram que os robôs fazem um ótimo trabalho ao envolver os estudantes no espectro do autismo. As crianças com autismo são capazes de responder facilmente às interações consistentes, calmas e limpas que os robôs lhes dão. Além disso, a robótica também incentiva a verbalização e a sociabilidade do aluno no espectro.

A robótica também é um campo que tem a capacidade de capacitar jovens meninas em sala de aula. Os campos focados no STEM são tradicionalmente dominados pelos homens, deixando o questionamento às meninas quanto a sua capacidade de programar ou construir robôs. Envolvendo-as com robótica e tecnologia na sala de aula, podemos começar a mudar isso. Quando as meninas percebem sua capacidade de construir robôs e programas, elas têm o poder de ter um futuro bem-sucedido e de criar tecnologias inovadoras.

6. Tecnologia Simplificada

Para a maioria das crianças, a tecnologia é algo mágico, por isso acreditam também que criar uma tecnologia está fora do seu alcance. A robótica, quando aplicada da maneira correta e com o material adequado, mostra às crianças que entender uma tecnologia é possível, acessível e fácil, e que elas estão aptas a fazer isso com um pouco de dedicação e trabalho em equipe. Isso não apenas cria um ambiente mais estável para os alunos mais jovens abordarem a programação e a codificação, mas também abre o potencial para os alunos explorarem outras áreas de aprendizado que parecem muito difíceis ou complexas. O que nos leva ao próximo motivo para ensinar robótica nas escolas.

Quer saber mais sobre  programação e robótica?

Você já parou pra pensar no que você está fazendo para preparar a próxima geração para o futuro?

Já se perguntou como você pode desenvolver habilidades específicas como programação, design e eletrônica em crianças a partir dos 6 anos de idade?

Se sim, leia mais artigos no nosso blog sobre o tema robótica, programação, competências STEAM, entre outros.

Se não, leia urgentemente o nosso blog e se informe, tudo isso é essencial para que as nossas crianças consigam acompanham o desenvolvimento tecnológico.

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Programação

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​"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.” Nelson Mandela

Introduzindo a programação no dia a dia de crianças

 

Para realizar a introdução de crianças e jovens nesse novo mundo, usamos materiais lúdicos desenvolvidos e adaptados para a idade de cada um. Nesta fase, apresentamos a tecnologia a eles como algo possível e alcançável. Desmistificamos a tecnologia e conduzimo-os a conhecer mais sobre motores, sensores, leds, baterias, relações de engrenagens, ligação e conversação entre dispositivos, entre outros. Explicamos detalhadamente como a tecnologia funciona, qual a importância de cada peça e dispositivo, como se conectam e trabalham em conjunto.

Logo em seguida, iniciamos a fase de prototipagem. Através de material didático, apresentamos um problema relacionado ao dia a dia da criança e do jovem e da sociedade em que vivem, e sugerimos que eles apresentem uma solução para resolvê-lo. Cada qual, da sua forma, procura a melhor maneira de resolver o problema e, para isso, precisam responder questionamentos relacionados à outras disciplinas e compartilhar ideias e soluções com os demais colegas.

 

Eles aprende que apenas a tecnologia não é o suficiente, que o diferencial é a socialização, o trabalho em equipe, o compartilhamento de ideias. Dessa forma, desenvolvem sua inteligência emocional e o raciocínio lógico é trabalhado profundamente a todo segundo.

 

Nossa meta é que eles se tornem verdadeiros criadores de tecnologia e aprendam conteúdos que são utilizados pelo mercado de maneira lúdica e divertida.

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O que eles aprendem?
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Programação

Nesta etapa, o aluno vai se aprofundar na lógica de programação. Trabalhamos com softwares de fácil manuseio, bem intuitivos e onde tudo é adaptado para a idade do aluno, afim de melhorar a sua concepção sobre a programação. Por meio de jogos, atividades em sala e brincadeiras, eles aprendem conceitos básicos como algoritmos, comandos, sequência, looping, entre outros. Além da programação, o pensamento computacional também ocorre de forma divertida. 

Criação de Games

Games são jogos eletrônicos em que o jogador interage com o dispositivo, afim de cumprir um objetivo estabelecido. Seja em smartphones ou no celular, os games conseguem fazer sucesso com quase todos, mas em especial com crianças. Aqui eles aprendem que podem projetar o seu próprio game e imergem na programação, aprendendo conceitos de disciplinas como matemática, física, português, entre outras. O aluno precisa também se empenhar em criar fases, cenários e personagens, trabalhar no design, na jogabilidade, no contexto e em tudo mais o que possa atrair jogadores.

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Criação de Aplicativos

Saúde, culinária, música, entretenimento, comunicação... Hoje em dia existem aplicativos para praticamente tudo. Instigamos os alunos a desenvolverem aplicativos que solucionem problemas existentes no seu cotidiano. Uma calculadora específica, um questionário para estudo de determinadas matérias, um jogo que ensine às crianças operações básicas. As opções são variadas, as possibilidades infinitas. Agora, o aluno aprende, além da programação em várias linguagens e de conceitos relacionados a outras matérias, a trabalhar com projetos, com prazos, e a compartilhar ideias afim de realizar um objetivo maior.

Robótica

A robótica nada mais é do que uma facilitadora do aprendizado da programação. Através dela, os alunos conseguem criar protótipos e dar continuidade em seus projetos de forma lúdica. Usamos a robótica para que os alunos criem soluções práticas que ajudem a sociedade em que vivem. Com a robótica, eles conseguem enxergar a complexidade de um carrinho de controle remoto, por exemplo. Mais do que isso, eles descobrem que são capazes de criar um carro de controle remoto com mais funções do que os que já existem no mercado. Aqui entram conceitos de engenharia, de designer, entre outros.

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